terça-feira, 10 de agosto de 2010

Transporte em Buenos Aires

TÁXI


Todo mundo diz que o táxi lá é barato, e é mesmo, vale à pena utilizar.

A bandeirada inicial começa em pouco mais de $ 4 pesos, e vai aumentando 41 centavos por uns 200 metros, ou por tempo (no caso de estar no engarrafamento).

Pagamos $ 120 pesos do aeroporto até o hotel, ao lado do Obelisco. Na volta o Fernando já perguntou para o primeiro táxi que parou na porta do hotel se ele faria por $ 100 pesos e o motorista topou na hora. Eles não usam o taxímetro nesse trajeto, disse o funcionário do hotel que é por conta dos pedágios do caminho. Não sei.

Atenção: nem tudo são flores. É fundamental que tenha sempre trocado na bolsa para não se aborrecer com os motoristas. No geral, eles não se interessam em facilitar o troco e querem é não dar troco mesmo. Teve um que ignorou o meu troco e quando cobrei ficou mega-irritado, como se fosse uma ofensa. Lembro que eram mais de dois pesos. Aí reclamei mesmo, falei para ele me devolver o dinheiro que eu daria um pouco menos já que ele que não tinha troco. Noooosa, aí o cara ficou p. da vida. E isso tudo eu falando em português e ele em espanhol. kkk No final me deu um bando de moeda de dez e cinco centavos, mas me deu.

Depois dessa experiência o Fernando me proibiu gastar moedas pequenas se não fosse no táxi. hahaha


ÔNIBUS

Insisti com o Fernando para usarmos ônibus pelo menos uma vez, adoro ter a experiência do local. Ele estava beeeem resistente, até que no sábado, quando íamos ao bairro La Boca, o seu Camilo, um funcionário muito simpático e prestativo do hotel, nos indicou o ônibus 29, que iria direto para Caminito e economizaríamos uns $ 25 pesos do táxi.

Meus olhos brilharam e lá fomos nós para o ponto de ônibus na Diagonal Norte. Foi muito tranqüilo pegar o ônibus. Engraçado é a forma de pagar a passagem: logo depois de passar pelo motorista a gente encontra uma máquina onde vai colocando as moedas e ela vai somando. Quando alcança o valor da passagem (nesse trajeto era $ 1,20 pesos) a máquina imprimi um comprovante. Parece tudo muito normal, mas imagina uma fila inteira de passageiros colocando moedinhas de 25, 10 e 5 centavos, todos em pé e a máquina às vezes devolvendo as moedas porque não identificá-las... Pois é, posso dizer que pelo menos os motoristas não deram aquelas arrancadas com os ônibus, tão típicas do Rio de Janeiro.

LEVE MOEDAS, É A ÚNICA FORMA DE PAGAR.


METRÔ (Subte - abreviação de Subterráneo)

O metrô de Buenos Aires pode não ser o mais lindo do mundo (e não é), mas é o mais antigo da América Latina. Tem seu mérito.

Pegamos metrô na estação ao lado do Obelisco e ficamos impressionados com o tamanho da estação, dava medo de cair no trilho do trem de tão estreito que era o local onde os passageiros aguardavam para embarcar.

O trem é antigo, com aqueles acessos entre um vagão e outro bem barulhentos, mas nada que não valesse a pena a experiência. Principalmente porque, mais uma vezes eu estava louca para conhecer um pouco mais de como os portenhos vivem.

O metrô também é bem baratinho, preço parecido com o ônibus (que varia o preço conforme o trajeto), mas com guichê para pagar.



BUENOS AIRES BUS (city tour)

Bem que tentamos no dia seguinte que chegamos embarcar no ônibus que faz uma espécie de tour pelos principais pontos turísticos, mas a fila era enorme e decidimos continuar andando e deixá-lo para lá. Já estávamos na direção da Casa Rosada e lá fomos nós. Em um outro dia passamos pelo ponto inicial do ônibus e a fila parecia ainda maior. Percebemos que não seria um bom negócio pagar relativamente caro (acho que uns R$ 70 pesos por pessoa).

Fomos andando para vários pontos turísticos (uma das vantagens de ficar no Centro) e usamos os transportes acima, quando necessário, sem o problema de ficar “preso” a horários.

Ah, para valer mesmo a pena essa fila toda, escolha um dia de sol e fique no andar de cima, onde o ônibus é aberto e as fotos ficarão bem mais interessantes.
  • Ponto inicial para embarque: esquina Calle Florida com Diagonal Norte.

Dica: se for usar muito ônibus e metrô, compre o Guia T em qualquer banca de jornal.

2 comentários:

  1. o onibus é bem legal mesmo e eu andei 1x tb e me diverti horrores. pq eu e minha amiga não tinhamos moedas suficientes pra pagar as 2 passagens, e caia, uma loucura..por fim, um senhor nos deu moedas, pois o motorista falava e a genta não entendia, hahahahahah foi uma comédia.

    e taxi lá [é o paraíso mesmo.


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu simplesmente amei seu blog. Vou me casar no mês de Julho também e justamente por causa do frio (amo frio) e queria passar a lua de mel em uma cidade que dê pra curtir o friozinho, então joguei no google "lua de mel e Buenos Aires" e apareceu o seu blog! Depois de ler fiquei super animada!!!
    Parabens pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir

Conte para nós, você já foi ou está planejando ir?
Quer dividir sua experiência, divulgar suas fotos?

Envie email para gamaebeta@gmail.com ou deixe seu comentário no blog.